Lei municipal declara Associação Meninos de Ouro Entidade de Utilidade Pública em Acorizal
O professor Alancler Antônio Moreira de Figueiredo, que divide com seu primo Roni, a criação do projeto social Associação Esportiva de Futebol, Meninos de Ouro, que atende mais de 90 crianças e adolescentes, em Acorizal comemorou a realidade de um antigo sonho: tornar a escola em entidade de utilidade pública municipal. O reconhecimento contou com o vereador Odil Júnior (PSD), que articulou aprovação do título e também de uma área de 2 hectares, para a construção da sede da escolinha, durante a sessão ordinária do último dia 23/11/2022, na Câmara de Vereadores do município.
A declaração de utilidade pública municipal pode ser concedida às sociedades civis, às associações e às fundações em funcionamento e com o fim exclusivo de servirem à coletividade. Esse reconhecimento é previsto pela Lei n° 1.269/1971 e que, a associação Meninos de Ouro poderá obter o titulo no âmbito federal e estadual para ampliar suas atividades.
De acordo com Alancler, o objeto da associação sempre foi formar cidadãos, além de promover atividades esportivas. “Divido o projeto com meu primo Roni, quando idealizamos o projeto que tem a finalidade de ocupar as crianças e adolescentes com atividades esportivas, especificamente, o futebol que é mais acessível para todos”, justificou Alan.
O projeto já formou atletas que estão despontando em nível nacional, como o prata da casa no futebol brasileiro, Daniel Gildomar Teixeira Feitosa de Lima, ou Pikachu que foi selecionado entre 40 atletas na peneira do Grêmio Esporte Clube, de Porto Alegre (RS), categoria Sub 12/2010. Pikachu participou recentemente de um jogo do Grêmio em um torneio na Argentina. No futebol feminino, a associação formou a atleta Kaline de 16 anos que atua em Joinvile (SC) e outras crianças que estão buscando testes em Santa Fé do Sul (SP) nos próximos dias, além de Gabriel que pela segunda vez está em avaliação pelo time carioca e vice-campeão brasileiro, Fluminense.
“Todos sabem da complexidade de trabalhar com crianças e adolescentes. Por isso, entendemos que além do título de utilidade pública, a escola passou a ter uma sede própria com toda a segurança para os atletas”, argumentou o vereador.
Odil ressaltou, que a sede da escolinha é importante diante da proximidade das férias escolares, quando as crianças e adolescentes terão mais tempo fora das salas de aulas para serem ocupados. “Eles estarão ocupados e treinando durante o período de férias num lugar fixo e seguro”, justificou o vereador.





















