12 de novembro de 2025
Destaques

Projeto Florestar promove a preservação ambiental em MT

Fomentar a conservação do bioma Pantanal e Cerrado, através da produção e plantio de mudas e do estimulo a prática da educação ambiental como ferramenta de conservação e prática pedagógica, nos municípios de Cáceres e Porto Estrela – Mato Grosso. ambém vale apenas lembrar que plantas frutíferas que davam sustento aos ribeirinhos e aos animais que ali vivem ainda não se recuperaram. Além disso o baixo nível do rio Paraguai está a pesca, de acordo com relatos de moradores locais.

 Fomentar a coleta de sementes de espécies nativas do bioma Pantanal e Cerrado;
 Produzir mudas de espécies nativas;
 Promover a doação de mudas para as comunidades locais;
 Reflorestar áreas adjacentes ao perímetro urbano nos municípios de Cáceres e Porto Estrela;
 Orientar o plantio e o cuidado das mudas das espécies nativas junto às comunidades locais;
 Fomentar a coleta, o plantio e o cuidado das mudas em ações de educação ambiental com a comunidade escolar no entorno e moradores locais;
 Orientar as crianças e as comunidades locais para o cuidado e a importância do reflorestamento para a conservação da biodiversidade e a qualidade de vida nas cidades;
 Integrar as comunidades locais em todas as etapas do projeto;
 Estimular a conexão com a natureza e a fomentar a educação ambiental como prática pedagógica.

O projeto Florestar terá duração prevista de 30 meses, com inicio no mês de junho de 2021 e término em junho 2023. As ações serão desenvolvidas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela – Mato Grosso. Ambos os municípios apresentam em seus territórios ecossistemas do bioma Cerrado e Pantanal, sendo classificados como importantes áreas de diversidade biológica e relevante interesse ecológico.
As ações serão divididas em três eixos de atuação: Mobilização/Coleta/Produção de Mudas, Recuperação e Educação Ambiental, Educação Ambiental nas Escolas.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta