Horta comunitária no bairro Santa Maria em Várzea Grande entra na etapa de irrigação
Os canteiros da horta comunitária do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), unidade Santa Maria, onde está sendo realizado o curso de Olericultura Básica, entra em uma nova etapa, o de plantio em alguns canteiros e, em outros onde as sementes já plantadas, os cuidados no processo de irrigação. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Secretaria de Ação Social da prefeitura de Várzea Grande com o SenarMT.
Como explica o instrutor do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Guilherme Guimaraes Vilela, o curso de Olericultura é baseado em várias etapas, entre aulas práticas e teóricas, e cada uma com a sua especificação. “Neste um mês de curso trabalhamos com o preparo da terra, produção de folhagem e do sistema de irrigação de hortaliças e de frutas, totalizando uma carga horária de 200 horas”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que a ideia de ocupar os espaços livres para a implantação das hortas comunitárias foi sugerida pela primeira-dama de Várzea Grande, a promotora de justiça Kika Dorilêo Baracat, em uma de suas visitas ao local. “Ela propôs essa iniciativa por entender que essa também é uma forma de se empreender, por isso a realização dos cursos de olericultura básica, ajudando a comunidade local na distribuição dos alimentos cultivados”, destacou.
A titular da pasta disse ainda que esse projeto de horta comunitária deverá se estender às outras unidades dos CRAS, instalados nos bairros Cristo Rei, São Mateus e Jardim Glória. “Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também irão ajudar no cuidado com a horta bem como as crianças, uma vez que o espaço servirá também como uma fonte de atividade e aula de campo”, destacou.




















