Sesc Pantanal participa do maior evento de conservação do Pantanal
Foto: Divulgação/Sesc Pantanal
Maior evento de conservação do Pantanal, o Fórum Pontes Pantaneiras aconteceu em Campo Grande (MS), durante três dias. O evento reuniu cerca de 100 palestrantes e moderadores, incluindo líderes governamentais, especialistas renomados, pesquisadores destacados e representantes ativos da sociedade civil. O objetivo é explorar soluções e perspectivas visando um futuro sustentável para o ecossistema pantaneiro.
O evento teve palestras, mesas-redondas, diálogos de experiências, exibições audiovisuais, exposições de iniciativas e ações conduzidas no Pantanal, além do lançamento do livro “Memórias de um Pantanal – histórias de homens e mulheres que desbravaram a região do rio Negro”, de Teté Martinho.
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC–Sesc–Senac, que possui unidades no Pantanal norte e no Cerrado de Mato Grosso, faz parte da programação, com a mesa-redonda “Perspectivas para o desenvolvimento do turismo no Pantanal”. A moderação foi conduzida pela gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, e contou com a participação de Roberto Klabin, da Caiman, Bruno Nascimento Migueis, da Migueis Turismo, Camilla Schweizer Schindler, da Fazenda Barranco Alto, Bruno Wedling, da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, e Bianca Rondon, da Afrotours.
Além da participação da gerente-geral, que também integrou o Comitê Consultivo do evento, estiveram presentes no fórum representantes dos dois viveiros da iniciativa Aquarela Pantanal. O projeto promove a recuperação da riqueza natural de áreas no Pantanal e reúne diversas instituições e famílias das comunidades pantaneiras de Capão do Angico, em Poconé (MT), e São Pedro de Joselândia, em Barão do Melgaç (MT). O trabalho já foi reconhecido por meio do XIII Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na categoria “Melhor Exemplo de Mobilização Social”, promovido pela revista Sou Ecológico.
Também fez parte da programação a apresentação de insights e caminhos para ampliar as Áreas Protegidas do Pantanal e garantir a conservação por meio de apoio técnico para a subsistência de mais de 8 mil povos tradicionais (desde comunidades indígenas a ribeirinhas) que dependem dos recursos naturais e adaptaram seu modo de vida, cosmologia e resiliência com base na dinâmica ecológica.
O Fórum Pontes Pantaneiras é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas; Embrapa Pantanal; University College of London (UCL); Smithsonian Institute; CENAP/ICMBio e ocorre no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, com entrada gratuita.
Sesc Pantanal
Criado há 26 anos, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal atua pela conservação da biodiversidade, a pesquisa científica, o desenvolvimento comunitário, a educação ambiental e o turismo de natureza nos biomas Pantanal e Cerrado.
Em Poconé, que é o principal destino turístico do Pantanal, estão o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e a Escola Sesc Pantanal. Em Barão de Melgaço, também no Pantanal, fica a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal, com 108 mil hectares. No Cerrado, fica o Parque Sesc Serra Azul e, em Várzea Grande o Ponto de Encontro completa as unidades que atuam conectadas.





















