Projeto Ginga que Transforma leva capoeira a comunidades periféricas de Poxoréu
Ao longo de 10 meses de execução, o projeto realizou ações semanais contínuas, com uma média de atendimento de 35 participantes ao longo do ano, conforme previsto na proposta original. As atividades utilizaram a capoeira como ferramenta educativa, cultural e de transformação social, com impacto direto em crianças, adolescentes e jovens ao promover disciplina, autoestima, pertencimento cultural, cidadania e fortalecimento de vínculos comunitários.
Em 2026, as atividades do Ginga que Transforma terão continuidade com recursos próprios do proponente e com o apoio das famílias envolvidas, reafirmando o compromisso com a permanência das ações e com a transformação social promovida pela capoeira no município de Poxoréu.
O Projeto foi fomentado pela Secel, por meio do Edital Viver Cultura – Identidades, com recursos da Lei Paulo Gustavo 2023, viabilizados pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.
Como parte das contrapartidas sociais, o “Ginga que Transforma” realizou ações em escolas públicas e projetos sociais, ampliando o alcance das atividades e levando a capoeira a outros espaços educativos do município. Em 20 de novembro de 2025, em alusão ao Dia da Consciência Negra, houve a realização de uma ação de conscientização contra o racismo, que contou com a exibição de documentários e uma roda de conversa aberta a pais, alunos e à comunidade local a fim de fortalecendo o debate sobre igualdade racial e identidade cultural.





















